quinta-feira, 3 de abril de 2008

As “divas” Cabo-verdianas

Março mês de mulher. Tempo de prendas, flores, bombons,... Período em que supostamente as mulheres deveriam ser tratadas com muito amor, carinho, mimos por parte de que os rodeia. Mas porquê só o mês de Março? Mulher é um ser especial que faz uma das coisas mais belas do mundo, reproduzir. Ela vê e sente o desabrochar da sua flor, ela cuida da sua flor como se fosse a única do jardim; ela é a principal responsável pelas criaturas mais lindas e ninfas da face da terra. Sendo por isso este dia não deveria ter fim. Seria um dia eterno, onde as mulheres poderiam ser presenteadas pelos trabalhos realizados no decorrer da sua existência e aproveitar a oportunidade para fazer as coisas consideradas as mais extravagantes e belas que podemos imaginar. Um dia que deveria ser guardado num baú e jogado a chave lá no fundo do mar, sem que ninguém o pudesse encontrar e extraviar as recordações deste dia tão especial.

Mas nem tudo o que vemos é rosa. Esse dia que deveria ser especial, para muitos não o é. Março não passa de um mês igual às outras ou se não pior. Mulheres que são consideradas mãe e pai ao mesmo tempo batalhando para que o seu filho tenha uma educação digna; mulher que não tem um pão para dar ao seu filho quando este lhe peça; mulheres que passam dia e noite acordadas a sonharem com o que fazer com o seu filho; mulheres que não tem força mas mesmo assim lutam com garra para ver o seu filho crescer; mulher dona de casa vítima de violência domestica...enfim, tudo isso nos faz pensar. Pensar nas desigualdades da vida, nas desigualdades do mundo. Problemas que nunca irão acabar.
É claro que existe o outro lado da história, mas este todo o mundo já sabe, todo o mundo já está farto de ouvir, afinal é o lado lindo do conto de fadas.

Mas felizmente já estamos a melhorar. Hoje em dia, como a Sandra Fernandes salienta, podemos encontrar as mulheres nos mais variados postos de trabalhos e muitas vezes liderando a patrulha, lutando para que tudo dê certo e sair a ganhar. Este sim é o lado que merece aplausos: a mulher batalhadora que enfrente tudo e todos para conseguir o seu objectivo; a mulher que encara os preconceitos de cara levantada como se nada estivesse a acontecer; mulher que mesmo com o seu filho nas costas vai à luta; mulher que não deixa nada para depois se há a possibilidade de o fazer naquele instante. Para estes sim, um feliz mês de março, um feliz mês das mulheres e mil aplausos.

Sem comentários: