quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ao encontro da ilha paradisíaca

Boa Vista é a ilha mais oriental do arquipélago de Cabo Verde. Com uma superfície de 620 km2 mede de Norte a Sul um máximo de 31km e 29km de Oeste a Este. A capital da ilha que era explorada pelos ingleses, deve seu nome ao sal de qualidade royal que era exportado no século XIX.

Boa Vista é uma das ilhas de Cabo Verde cuja capital é a vila de Sal Rei. Tem cerca de 5000 habitantes. Hoje em dia a ilha é conhecida por ser uma vila tranquila de pescadores, de mar limpo e povo acolhedor. De qualquer maneira, a Ilha da Boa Vista em Cabo Verde tinha e tem uma beleza natural, com belas praias de mar, com vastas dunas de areia, um clima explendido e gentes carinhosas. A ilha é composta sobretudo por rochas sedimentares com afloramentos eruptivos numa aparência maioritariamente plana exceptuando as áreas de formação vulcânica em Figueiras de Rabil e de Fundo ou o Pico de Estancia com 390m de altura, o ponto mais alto da ilha.


Juntamente com as ilhas do Sal e do Maio, a Boa Vista é caracterizada por possuir uma paisagem e um clima marcado por ventos quentes oriundos do Sahara.
Da vegetação podemos encontrar inúmeras palmeiras e tamareiras por entre as dunas de areias brancas transformando-se em belas paisagens onde o branco da areia contrasta-se com o verde-esmeralda da água do mar dando cor ás praias lindíssimas.

História

Boa Vista foi descoberta a 3 de Maio de 1480, logo após as ilhas do Maio, Santiago e do Fogo. Inicialmente a ilha fantástica ou então ilha das dunas foi denominada de S. Cristóvão. No entanto o seu nome actual, Boavista, teve origem na exclamação de um marinheiro: “Capitão, Boa vista!!!” ao invés da tradicional frase “Terra à Vista!” demonstrando a sua alegria por ter avistado uma magnífica ilha após enfrentar uma temível tempestade.


A primeira povoação da ilha, Povoação Velha, foi estabelecida em 1920 quando um grupo de ingleses começou a extrair sal contribuindo significativamente para uma melhoria na economia da ilha, atraindo consequentemente outras indústrias, tais como tecelagem e cerâmica. A partir deste momento a ilha das dunas teve grande prosperidade chegando a ser um importante Centro Cultural do Arquipélago. Só que mais tarde, piratas atraídos pelos produtos manufacturados na Boavista descobriram esta ilha. Em 1815 e 1817 sofreu uma invasão e para proteger a ilha de tais ataques foi construído o Forte do Duque de Bragança em Sal Rei.


Em Agosto de 1842 foi publicado na Ilha da Boa Vista o primeiro número do Boletim Oficial de Cabo Verde, era uma publicação oficial de governo colonial dando conta de portarias ou decretos e outros assuntos relacionados com o desempenho da governação dessas ilhas.

1 comentário:

Benvindo Chantre Neves disse...

Oi cabrera,
vim cá assim que recebi a msg e fiquei muito contente. Penso que bo ilha tem muitas histórias para contar, por isso haverá sempre assunto para o blog. agora, bo tem que procurá alimental sempre.

Bem-vinda à comunidade blogueira
um xi
BCN