quinta-feira, 17 de abril de 2008

A sobrevivência dos “Cabrers”

A Ilha das dunas apesar de ser uma Ilha direccionada para o turismo, ela é também uma das ilhas do arquipélago onde a agricultura, a criação de gado e a pesca ocupam um lugar muito importante no seio das populações. Mas nem tudo o que parece é. Boa Vista depende do turismo mas grande parte da população para poder sobreviver depende muito da agricultura, criação de gado e a pesca.

Actualmente a ilha das dunas passa por momentos considerados difíceis no que se refere a agricultura. A causa disto tudo é devido ao mau ano agrícola que se encontra na ilha, devido a fraca precipitação que se registou ao longo do ano. Sendo por isso a Boa Vista enfrenta alguns problemas em termos de produtos hortícolas frescos. A grande maioria dos produtos vendidos na ilha é proveniente das outras ilhas do arquipélago muitas vezes levadas pelos pequenos comerciantes que radicam na ilha a procura de melhores condições de vida.


Contudo, como forma de solucionar todos esses problemas apostar na agricultura através da rega gota-gota agora é o sistema dominado na ilha. Na realidade, na ilha da Boa Vista as propriedades agrícolas estão situadas quase todas junto das ribeiras, tendo em conta a qualidade de terreno.

Sem comentários: