quinta-feira, 22 de maio de 2008

Nem à segunda sai a vitória

As eleições autárquicas de 18 de Maio de 2008 não trouxeram nada de novo para a ilha Fantástica. O candidato que há 8 anos lidera a Câmara Municipal voltou a ser reeleito pelos munícipes desta ilha. José Pinto Almeida continua a agradar o povo Boavistense.

Segundo os dados divulgados pela CNE (Comissão Nacional de Eleições) João Pereira Silva voltou a perder nas Eleições Autárquicas. Este que pela segunda vez vem concorrendo com o candidato do MPD, José Pinto Almeida, não obteve forças suficientes, outra vez, para chegar primeiro a meta.

É que de entre os 3.169 votos, João Pereira Silva obteve 1.023 o que equivale a 32,28%, enquanto que o seu adversário José Pinto Almeida obteve 2.146 votos equivalentes a 67,72%, atribuindo assim uma vitória com maioria absoluta ao candidato do MPD, José Pinto Almeida.

É de realçar que num total de 4.107 pessoas inscritos apenas 3.169 votaram, sendo que 40 votos foram anulados, 63 em branco e 835 optaram por abstenções.

De entre as 13 mesas de votos existentes no concelho da Ilha da Boa Vista nenhuma foi vencida pelo candidato do PAICV, João Pereira Silva, consequentemente nenhum vereador foi eleito. O MPD ao contrário do PAICV consegui eleger 5 vereadores.

Equivale relembrar que José Pinto Almeida encontra-se à frente da Câmara Municipal da Boa Vista desde o ano de 2000, portanto esta é a 3ª vez consecutiva que JPA é reeleito. Mas vale dizer também que em 2007 este foi considerado o melhor autarca do País devido ao trabalho que ele vem desenvolvendo na Ilha das Dunas.

Djô Pinto como é carinhosamente chamado pela população da Boa Vista diz que “há muito ainda por fazer” isto porque as propostas apresentadas durante as campanhas eleitorais não foram poucas.

As Eleições Autárquicas ocorridas a 18 de Maio do corrente mês atribuiram uma nova pinta a Cabo Verde. De entre o amarelo do PAICV e o verde do MPD há um destaque maior para o verde do MPD. Isto porque das 22 Câmaras existentes em Cabo Verde 11 pertencem ao MPD, 10 ao PAICV e 1 ao candidato independente da ilha do sal que é apoiado pelo MPD.

Sem comentários: