terça-feira, 13 de maio de 2008

Os 150 da Cidade Capital

Celebrando os 150 primaveras
As comemorações dos 150 anos da cidade da Praia como Capital arrancaram na tarde de sexta-feira, 11 de Abril. Desfiles das tabancas de Achada Santo António, Várzea e Achada Grande Frente abriram as portas das comemorações. Estes grupos percorreram as avenidas “Cidade de Lisboa”, Amílcar Cabral” e Auditório Nacional.

Durante os dias 11, 12, 13 o auditório nacional foi palco de uma série de actividades programadas pela Câmara Municipal. “Recantos & encantos Municipais”, assim se chamava o programa elaborado pela Câmara Municipal. Exposições de Arte Plástica, artesanato, renda e bordados, mini feiras de livros foi algumas das actuações proporcionadas ao público no auditório Jorge Barbosa.

O dia 22 foi marcado pela actuação de Raiz di Polon, Isa Pereira e Banda e também do grupo Palácio da Cultura. A acriançada não fico de fora no que se refere à programação tendo em conta que no dia 13 foi lhes apresentado um show infantil protagonizado pelos artistas Xclubunba, Tété Alhinho e Ricardo de Deus. Ainda neste dia uma exposição de desenhos do artista plástico Tchalé Figueira despertou a atenção do público praiense ao centro cultural da Praia. É de realçar que as 36 obras do artista apresentadas na exposição fazem parte da sua recente produção.
Já no dia 13, este foi comandado pelo teatro. O grupo de teatro do centro cultural Português do Mindelo apresentou ao público a peça “a ultima Ceia” no Centro Cultural.


Fim-de-semana eufórica
A 16ª edição do Festival Internacional de Musica da Gambôa que iniciou na noite de 25 de Abril, teve o seu término na manhã de 28. Este ano, o homenageado foi a cidade da Praia que se preparava para completar os seus 150 anos. Artistas Nacionais e Internacionais actuaram durante estes 3 dias de Festival que contrariando o costume aconteceu mais cedo devido às eleições autárquicas marcadas para 18 de Maio.
Apesar de alguns atrasos registados no 1º dia, o grupo Obá deu início á festa e logo de seguida os Mendes Brothers que há muito não haviam participado no festival da Gambôa, “Balumuka”, “Nação Palop”, “Angola Kuia”, Bandêra entre outros de tudo fizeram para levantar a euforia do publico ali presente. Mas o momento considerado alto neste dia foi a entrada no palco do cantor Cabo-verdiano Gilito que fez vibrar a plateia. Nessa mesma onda de vibração entrou no palco o cantor Sakiss e as suas bailarinas mas contrariando as expectativas do público este não encantou de igual modo o publico como o havia feito no ano passado.

No segundo dia, a responsabilidade da abertura do festival ficou a cargo do Sr. do funaná Zeca di Nha Reinalda que continua a impressionar o publico. Ainda nesta noite actuou a cantora Norte-Americana, Acanta Lang, os Ferro Gaita e o grupo Brasileiro Harmonia do Samba que fechou segundo dia da edição do festival com muita samba no pé dos Cabo-verdianos.
Já no terceiro dia, talvez a falta de hábito ou o cansaço fés com que poucos foram aqueles que deslocassem a Praia da Gambôa para verem o Kim Alves, a Nancy Vieira, a colombiana Carolina La o. Mas é de destacar que momento mais apreciado pelo público foi quando a Bando do Tribute a Bob Marley entrou no palco. Mesmo com pouca gente, em relação ao 1º e 2º dia, este grupo que interpretou grandes sucessos de Bob Marley fez vibrar o publico de uma forma inesperada fechando em alta o XVI edição do festival Internacional de Musica da Gambôa 2008.

Sem comentários: