quarta-feira, 12 de março de 2008

Cartões dos ex-membros da CNE danificados

Segundo o jornal a Semana, os ex-membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE) não devolveram os cartões de identificação. Estes cartões, segundo a lei, devem ser entregues ao Parlamento apôs o mandato dos respectivos membros. O referido cartão, conforme a Lei nº 12/VII/2007 do código eleitoral permite aos membros da Comissão Nacional de Eleições um acesso livre a todos os locais referidos neste código. Mas também há que realçar que os membros da CNE no exercício das suas funções, tem a total liberdade de “solicitar a colaboração aos órgãos e agentes da Administração Pública Central e Municipal, aos cidadãos, partidos políticos, associações e demais instituições públicas e privadas”.

De entre os membros da CNE somente Raquel Medina, Fernando Aguiar e David Lima entregaram os seus cartões isto porque foram abordados pela equipa de reportagem de a Semana e passaram a ter então conhecimento sobre o assunto. Mas é de realçar que estes indivíduos entregaram os cartões despedaçados por causa da forma como estes tiveram conhecimento do assunto (pela jornalista de a Semana).

A grande causa deste conflito é o facto de os actuais membros desse órgão não terem formalizado um pedido da devolução dos cartões aos ex-membros de CNE. Isto explica o porquê de muitos dos ex-membros terem dito que nada sabiam acerca do assunto até serem abordados pela equipa do jornal a Semana.

De acordo com o actual presidente deste referido órgão, a formalização do pedido não foi feito isto porque ao ser a Assembleia Nacional a atribuir os cartões de identificação aos membros da CNE pensaram que deveria ser o mesmo órgão a fazer o referido pedido dos mesmos.

Porquê A Ilha Fantástica

A ilha da Boa Vista contém praias que podem ser consideradas as melhores do mundo, excelentes para praticar o surf, bodiboard, windsurf, kitesurf (kiteboarding ou flysurf – desporto aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés) ou seja para a prática dos desportos náuticos.

De todas as praias existentes na ilha a que mais se destaca é a da Santa Mónica com cerca de 10 km de extensão considerada a maior praia de todo o arquipélago. Ela é uma praia deserta, isolada com uma vasta extensão de areia branca. Há que destacar também as Praias da Varandinha que se encontra entre rochas; a Praia de Chaves onde há ainda os restos “mortais” da antiga fabrica de olaria e também a torre que é uma grande atracção turística e as famosas dunas da Boa Vista; a Praia de Curral Velho; a Praia da Cruz onde se realiza o festival; a praia do Estoril, onde se situam as unidades hoteleiras da ilha; a praia de Ervatão onde há uma grande concentração dos turistas espanhóis que protejam as tartarugas ou seja a Natura 2000; na Costa da Boa Esperança podes encontrar o famoso barco que está a desmoronar a cada dia que passa.
Nestas praias para alem de desfrutar do isolamento que estas oferecem, típicas das praias desertas, os turistas ainda poderão assistir a desova das tartarugas nos meses de Junho, Julho e Agosto.

Câmara Municipal da Boa Vista informatizada

Com vista a melhorar a performance e sustentabilidade da gestão da autárquica, a Câmara da ilha da Boa Vista vai ser informatizada. Isto tem como principal objectivo criar e implementar sistemas de informação de suporte à gestão das câmaras nos diferentes concelhos do País.
Assim a Câmara da Boa Vista ficará contemplada de uma infra-estrutura de informática moderna e com segurança que lhe permita ficar conectada com outros munícipes e também com a rede do Estado. Este aspecto cria também condições para uma cooperação entre municípios e conectados à Internet.

Mas, para alem do da Ilha das dunas, existe projecto também para outros munícipes como é o caso do da ilha do Maio, São Nicolau e Santo Antão. Esta declaração partiu do ministro da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território, Ramiro Azevedo, no seminário de avaliação final do Projecto de Informatização dos Municípios do Interior de Santiago que ocorreu na terça-feira, 4 de Março.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Soltrópico e a Boa Vista

No final do mês de Janeiro operador Turístico, Soltrópico, anunciou que vai reforçar a sua operação para a ilha das dunas no verão próximo. O aparecimento de uma nova unidade hoteleira o Riu Karamboa (considerada de 5 estrelas) com cerca de 750 quartos é a causa principal desta decisão. A operação terá início a partir do Mês de Novembro, passando a ilha a receber voo charter.

Tendo em conta que, esta infra-estrutura é um Resort completo concebido para dar aos seus clientes o melhor serviço acompanhado sempre da melhor qualidade e construído sobre a Praia de Salines, o operador considera que a ilha fantástica “fica em condições mais vantajosas do que as Caraíbas para atrair uma nova fatia de mercado de Portugal”. Isto porque para alem de possuir uma distancia curta de 3 horas e meia, e as praias são consideradas as melhores do mundo.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Cidade da Praia deserta

Na ilha de Santiago, particularmente no Plateau e Prainha, vem se deparando com uma serie de arvores derrubadas. A causa disso tudo é devido a uma asfaltagem que está sendo realizada nestas zonas a mando do ministério das infra-extruturas.Essa asfaltagem abrange as vias consideradas as mais movimentadas da Cidade da Praia, nomeadamente o Plateau, a Prainha, Vila Nova, Palmarejo, Rampa da Terra Branca entre outras. Por um lado as ruas estão a ficar bonitas possibilitando maior conforte tanto para os piões como também para os amantes das viaturas, mas, ao mesmo tempo esta beleza arrasta consigo um conjunto de problemas relacionado com o meio ambiente e também com a saúde da população.

Dialogando com os munícipes, estes realçaram que “as cortes das árvores é muito prejudicial, isto porque degrada o meio ambiente e o País fica cada vez mais seco, apesar de verde Cabo verde tem só o nome. Mas também há que realçar que, tendo em conta as palavras dos munícipes, devemos estar mais atentos ao facto de, no nosso planeta os problemas relacionadas com a poluição estão a aumentar cada vez mais rápidas por isso cortar as arvores seriam a ultima alternativa.

Para além de deitar a baixo as árvores nestas zonas asfaltadas existem também outros problemas que esta a preocupar a população, centenas de tampas de esgotos estão a ser cobertas de betão dificultando “algum dia” a resolução de eventuais problemas relacionadas com o esgoto na capital do País. Mas não é somente este aspecto que está a inquietar os munícipes. Muitos são aqueles que aproveitam estas circunstâncias para dialogar um pouco sobre os partidos políticos.