quinta-feira, 31 de julho de 2008

A história dos “Badios” e os Boavistenses

No jornal Expresso das Ilhas, edição 346 a notícia manchete foi "Badios" são "maltratados" e "discriminados", isto na ilha das dunas. A fonte de informação da notícia foi o edil da Câmara Municipal de Santa Cruz, Orlando Sanches.
Alguns comentários a cerca do assunto foram deixados no site Expresso das Ilhas, todos criticando esta discriminação por parte de alguns Boavistenses face aos “badios”. Alguém chegou ao ponto de levantar a hipótese de fazer o mesmo com os Boavistenses residentes na ilha de Santiago.

Mas eu levanto algumas questões! Já perguntaram aos Boavistenses porquê que estes não gostam dos “Badios”? Será pelo facto dos “badios” invadirem a ilha fantástica? O quê que os “badios fizeram para merecerem tal acto? Afinal o quê que se passa na ilha das dunas?
Estas são algumas das perguntas que carecem ser respondidas para que tudo isso possa ser esclarecida. Porque muitas vezes, a tendência é de escutar somente um dos lados envolvidos na história - afinal já temos uma versão a outra não é assim tão importante. Só que esquecemos que há a necessidade de contrastar os factos, sendo por isso é imprescindível as duas versões da história. Só assim poderemos, analisar, interpretar e chegar as conclusões necessárias.

De certo que o comportamento entre o pessoal destas duas ilhas necessita ser trabalhada. É claro que existe excepção para algumas regras. Assim como existe “badios” bem aceites pela população da ilha das dunas, existe aqueles que são mal vistos. Como diz os indivíduos da ilha fantástica tudo depende do comportamento do recém-chegado (pelo menos na zona Norte da ilha). “Há que saber chegar, bater e entrar na casa dos outros”.

Alguns eventuais motivos dessa discórdia vieram desde a chegada dos primeiros indivíduos de Santiago á ilha das dunas. Desde a implementação da 1º barraca na ilha – facto que contribui e muito para o desenvolvimento desse sentimento negativo entre pessoas das duas ilhas.
Na altura Boa Vista era uma ilha com pouca gente onde todo o mundo conhecia todo o mundo, todos eram amigos de todos, a população vivia estável, não havia a necessidade de trancar as portas e as janelas, não havia perigo nas ruas, nem sequer barracas etc.
Não é por ser da Boa Vista que estou a contar isto, mas sim por estar lá na altura, por viver lá e por presenciar certos comportamentos negativos.
-Um belo dia, num final de semana, um grupo de rapazes (“badios”) seguiram rumo ao Norte – foram dar um passeio. Na volta para a casa estes depararam com um grupo de cabras, não importando em saber quem era o dono, correram atrás dos animais e capturaram uma. Ao coloca-lo no carro alguém de Boa Vista chamou-os atenção e um destes respondeu: “É di bó? Si el é di bó bu bem toma.”
-Um certo dia também, um Sr. dono da sua horta foi ver se tudo estava ok no seu campo. Quando este chegou lá deparou com dois “badios” a cortarem as suas tamareiras e ele disse: “quer dizer ezot one nem mi nem buces ca ta cme tâmara”.

Mas assim como existe comportamentos negativos por parte dos “badios” existe também condutas negativas por parte dos Boavistenses.
-Um certo dia havia um “Badio” a vender vestuários de porta em porta. Chegando na casa de um conhecido meu, por não saber o nome deste chamou-o de papa. O Sr. extremamente irritado descompôs o vendedor só pelo facto de este dirigir a ele de uma forma que ele considerou propícia.
Situações do género acontecem todos os dias na ilha das dunas não somente entre indivíduos da Boa Vista e “Badios” mas também com os chamados “mandjacos”.

Mas a conclusão que se pode chegar é que se calhar o pessoal da Boa Vista não estava ou não está preparada para o desenvolvimento. Violência, pobreza, insegurança, roubos etc são “filhos” de desenvolvimento logo os Boavistenses terão que saber conviver com tudo isto. Há a necessidade de se consciencializar que a ilha está a desenvolver e este arrasta consigo tanto aspectos positivos como negativos.Prepara população de Boa Vista porque daqui a alguns anos Boa Vista será do mundo e não dos Boavistenses.

Sem comentários: